Novidade do RRPG: Em breve, sistema de reputação de usuários

Hoje (11/12/2012) divulguei um ranking de usuários do RRPG com base em testes de um novo recurso que AINDA estou criando para o RRPG: Sistema de reputação de usuários.

A planilha com o ranking de teste pode ser baixado neste endereço: http://rrpg.com.br/RankingAlpha.xlsx

Ao divulgar este planilha, surgiu um certo alvoroço na comunidade e várias dúvidas. Vou explicar algumas delas neste post!

Cada usuário terá sua reputação medida um número que vai de 0,0 a 1,0, onde 0 (zero) é o valor mais baixo de reputação do RRPG, e 1 é o maior valor que se pode atingir. Com base na reputação, o RRPG separa os usuários em 5 grupos distintos (Grupo 1, Grupo 2, Grupo 3… Grupo 5), onde o Grupo 1 contém os usuários cuja reputação são as mais baixas do RRPG e o Grupo 5 contém os usuários cuja reputação são as mais altas do RRPG. Mas estes números estarão presentes apenas enquanto durar os testes do ranking. Após isso, os números serão traduzidos para textos, estrelas, ou algum outro formato que ainda não decidi qual usar.

Como é calculado a reputação de um usuário?

O cálculo é bastante complexo! Já tem 1 mês que estou lendo sobre o assunto. Para entenderem, vocês precisariam de conhecer vários fundamentos matemáticos (Grafos, Matrizes Estocásticas, Eigen Matrixes, e outros mais) por isso eu não vou explicar o cálculo! Ao invés disso, vou dar dicas de como aumentar a reputação perante o RRPG!

O que fazer para melhorar a reputação no RRPG?

  • Consiga “curtidas” de outros usuários (este recurso estará disponível à partir da próxima versão)
  • Evite “não curto” de outros usuários
  • Evite ser banido de mesas
  • Evite mal-comportamento ao utilizar um usuário fake (Todo efeito negativo será refletido na sua conta principal)
  • Evite ser bloqueado da lista de contatos de outros usuários.
  • Evite compartilhar sua conta com outras pessoas, e evite usar contas de outras pessoas (Ao fazer isso, o RRPG considerará vocês como possíveis clones, e todos os efeitos negativos de reputação serão refletidos nos possíveis clones. Já os efeitos positivos não são refletidos nos clones)
  • Consiga “curtidas” de usuários com alta reputação, pois o RRPG considera estes últimos como usuários confiáveis
  • “Curta” moderadamente. Ao “Curtir” indiscriminadamente, o RRPG o considerará menos confiável, afetando sua reputação.
  • Frequente mais o RRPG. Usuários que frequentam pouco o RRPG podem ter sua reputação afetada.
  • Consiga “curtidas” de usuários que são bons frequentadores do RRPG
  • Evite negativar usuários indiscriminadamente, pois, ao fazer isso, o RRPG o considerará menos confiável, afetando sua reputação.

Os fatores que influenciam na reputação podem ter seus pesos alterados, acrescentados novos fatores, ou excluídos alguns. No final das contas, não seja bagunceiro e se socialize saudavelmente com outros não bagunceiros!

 Qual o objetivo deste sistema de reputação?

O objetivo é compartilhar com todos os usuários do RRPG quais são os usuários que se comportam, e quais são os usuários bagunceiros. Isto pode ajudar mestres e jogadores ao montarem mesa, e pode ajudar em outras ocasiões ainda, basta imaginar!

Além disso, pode haver algum esquema de recompensa ou sorteio de livros, tudo baseado na reputação.

Sobre o ranking de teste liberado hoje

O ranking de teste está considerando apenas dados existentes no atual RRPG. Ou seja, ainda não está considerando as curtidas e não-curtidas! Quando a nova versão for lançada, a cara do ranking pode (e vai) mudar!

O ranking ainda está em desenvolvimento, por isso, pode haver ainda ajustes a serem feitos!

Publicado em Novidades
34 comentários sobre “Novidade do RRPG: Em breve, sistema de reputação de usuários
  1. Atmo disse:

    Pergunta: tem como sair perdendo ao usar (não que tenha outra opção) esse sistema? Do tipo que um monte de gente que se junta pra falar mal e negativar tal usuário só “pela vontade de fazer o mal”?

  2. Allan disse:

    tipo..não gostei muito não…
    De todas as novidades q ja teve no rrpg, pela primeira vez, me vejo preoculpado :/

    Acho sinceramente que isso vai transformar o rrpg em um “mercadinho de curtidas” o.o

    “Faça isso, e eu curto seu perfil”, “divulga minha mesa e eu curto seu perfil…e assim vai”
    digo isso por esperiencia propria…varios foruns com sistema de “reputação/ponto/credito/wathever” que viraram um tremendo p*teiro de “reputação/ponto/credito/wathever”, onde há varias trocas de favores estupidos por esses pontinhos, e tambem…obviamente, abuso do sistema… e outra coisa… isso tambem gerará diferenciação de membros, parecer que uns são melhores que os outros..claro, que pra mim essa “reputação” não vai significar nada pra diferenciar uma pessoa da outra, mas pra outras vai..e não vai ser legal…

    É só a minha opinião Alysson :/ mas enfim, vamos ver no que vai dar ^^

  3. Daniel disse:

    Aqui em minha casa todos usam o mesmo computador, meus irmãos também jogam RPG e as vezes amigos participam de minhas mesas entrando por aqui. Pelo que entendi todos seriamos considerados ‘clones’ uns dos outros, e isso é meio estranho. Mas enfim, uso casualmente o RRPG, só espero que não crie regras como “Só entra nessa sala usuários com número X de reputação” e outras aberrações parecidas.

  4. Filipe disse:

    caraca ate a minha ex-namorada que soh usou o rrpg de agosto de 2010 a dezembro de 2010 esta no grupo 3 e eu q uso desde 2009 ate hj pqp estou no grupo 1 :(

  5. José Felipe disse:

    Uso rrpg para não usar o facebook, e agora, o rrpg vira facebook montado por panelinhas que vão tentar fuder os outros, jogadores bagunceiros muitas vezes podem vir a ser bons sem contar que essa poga vai ter gente comprando “Curtidas” pra ficar no top, fala serio, um grupinho se monta pra fazer merda e ficam se curtindo, ai qnd ganhar uma boa fama trolla todo mundo. SEM CONTAR QUE, eu fiquei abaixo do pregomal e ele esta banido em MILHARES de mesas XD e eu uma pessoa inocente estou banidos em poucas.

  6. José Felipe disse:

    Perdão pelo ultimo comentario sobr eo pregomal estar acima de min, shunmo é um retius e me passou a informação errada u-u

  7. Belial disse:

    Ridículo.
    Se for fazer um sistema de ranking, não quero fazer parte disso, acho uma péssima ideia, junto da verificação de fakes por parte de pedidos de usuário gold (e olha que sou um deles).

    Não existe critério de avaliação para um ranking, ao menos os parâmetros de escolha são diferenciados em um programa de RPG.
    Eu por sinal, votaria em alguém que tenha boa interpretação, participe de uma crônica bacana, mas não de um retardado que vive em mesa de colegial/hentai/naruto.

    Sendo que esse pode ser muito mais simpático/carismático e por isso receberá mais votos/amizade.

    Deixe o RRPG FireCast continuando sendo um programa de RPG, não precisa mesclar as funções de redes sociais, quando elas já existem paralelamente.

    • Hagrifield disse:

      Pela primeira vez concordo com o Belial.Eu não vejo sentido nessa bagaça existir.É muito melhor que ao invés de campanhas fúteis, simplesmente começar a botar ordem na casa não só da parte de restringir como também incentivar aos jogadores a montarem suas mesas de forma que possam escolher jogadores bons, o que mais sinto saudades é de sistemas próprios ou simplesmente de RPGs simples mas que sejam excelentes.

      Eu sinceramente, dou graças por encontrar raras mesas que são jogáveis, mas com este sistema, muitos que são amigos irão pagar porque tem uma reputação baixa.Não culpo nem trollagem nem nada, as pessoas do rank 5, a maioria são pessoas que nunca vi e nunca verei.E tem pessoas no rank 1 que não deveriam nem estar lá!

      Enfim, deixo aqui claro que sistema de reputação só vai tornar o RRPG um local onde não há mais jogo, será só mais um novo bate-papo que nem MSN, a diferença é que a maioria são crianças de 10-14 anos querendo aparecer falando de que TENHO REPUTAÇÃO 5, VOCÊ NÃO.Não queremos mais atualizações com implementações desse porte.

      Deixo aqui o seguinte: Para quem tá aí reclamando de que não tem mesa boa, só não tem por motivos óbvios: Nós queremos jogar, mas ninguém está afim de se comprometer a narrar.Eu não vou negar que desanima montar uma mesa com sistema próprio e com pura interpretação, aí, ninguém aparece mesmo com divulgações ou são exculachadas por não atenderem expectativas.E o sistema de reputação só vai vir para pesar o programa, nada mais.E antes de mais nada, eu sou uma dessas pessoas, e não tenho medo de admitir.O povo está cansado de ler tantos livros e não terem nenhuma diversão segura com isso.

      Sobre Trolls, haters e etc: Isso tem sim, graças a permissão de qualquer mestre PARA que exista isso, não culpe uma criança de ser isso ou de um adulto não gostar.Todo lugar hoje tem, só quem sabe mestrar mesmo sabe lidar com esse povo.Só incomodam aqueles que aceitam que eles fiquem ali.

      É por isso que hoje existem panelinhas, antigamente haviam-se tantas salas boas que tu até ficava naquela de não querer dormir para jogar em todas.Hoje, mal fico cinco minutos no programa e já dá desânimo.Se pra nós aqui, que nem queremos Gold por causa dessas intervenções, imagina quem paga, passar por isso….

    • Vicare disse:

      Concordo com o Belial.

      Não tenho muito o que falar pois discordei completamente com o ranking, mas entendo que as intenções de aperfeiçoar o programa são boas.

      Entretando conheço pessoas que estão banidas de diversas mesas e estão numa posição melhor que a minha rsrs, sinceramente não entendi completamente nada, me considerava uma boa usuária, mas isso me deixou bastante… desmotivada rsrs

  8. J. Willian disse:

    Creio que se não querem que a reputação seja uma espécie de poder no programa, apenas não deem tanto valor a ela. Lembrem-se que o dinheiro apenas tem valor por que as pessoas pensam que ele tem valor. Se não deixarem, isso não acontece com reputação, curtidas ou qualquer coisa.

  9. Victeron disse:

    De qualquer forma, não ligarei para a suposta “Reputação” e, mesmo que eu saiba que um certo usuário tem uma reputação baixa/alta, isso não vai influenciar em nada (na minha parte, claro).

  10. Maka disse:

    Não é querendo pelar e tal…
    Mas faço das palavras do Belial as minhas.
    Fora que tudo que tenho pra falar, quase todos já enfatizaram…
    Enfim, RRPG se tornando uma Hoste da Burocracia, trágio. =/

  11. Wiglaf disse:

    Acho meio revoltante a criação de algo como um ranking, além de dividir ainda mais o RRPG, acaba por criar uma catalogação nem um pouco precisa, sendo que a votação tende ao favoritismo dos usuários em uma escala diversificada de gosto dos usuários.
    Intercalar uma hierarquia no jogo é o equivalente a exclusão e a propagação de uma nova espécie de preconceito, é pedir uma divisão em um programa já tão dividido. Sinceramente um ranking não tem nada a nos acrescentar, todo o esforço de algo como isso deveria ser direcionado a outros assuntos mais urgentes.

  12. Dark disse:

    tsc tsc
    falar o que? já disseram tudo ai em cima
    ridiculo

  13. Vendes' disse:

    Na boa Alysson,das atualizações essa foi a pior,tanta coisa para ser implementada,como melhoria de tabuleiro de combate,o “hall” onde todos os jogadores poderiam conversar e assim quem sabe encontrar mais pessoas com pensamentos parecidos,etc,etc,etc. Agora isso, como foi mencionado,gerará uma enorme “panelinha” e muitos players que assim como eu usam o programa com intuito de jogar RPG,provavelmente não gostem da atualização. Na boa, muito pode ser feito pra melhorar a qualidade do programa que é um dos(se não O) melhor programa de rpg que tem, mais oa invés disso, votam pra transformá-lo num FB. Quer curtir??? VAI PRO FACEBOOK….

  14. sqwert00 disse:

    Eu acho uma boa iniciativa, o problema dela é que vamos criar um pouco de preconceito com quem está nos níveis baixos, porque ele pode ser considerado um jogador ruim mesmo as vezes não sendo tão ruim assim. Mas pode ser estigmatizado por isso. Tem muitas salas que usam o BG como ferramenta de exclusão de players. Imagine que estas salas podem mudar o método para a reputação, este jogador quase nunca vai ter uma oportunidade de se redimir.

  15. Athos disse:

    Não tem Muito que falar, o vendes já expressou muita coisa que a maioria tem a dizer, porém eu acrescento mais:
    Eu por exemplo.Sou um bom mestre,porém,eu só narro/mestro para jogadores bons, com bom bg, com boa interpretação,boa criação. Saindo assim por muitos “ignorantes” que não pensam em tentar entender o outro lado só em fazer personagens ridículos combar e sair explodindo tudo, Arrogante e Ignorante, então eu,um mestre dedicado,experiente,com boa narração. Receberia milhares de votos negativos, enquanto, um mestre/jogador de colegial,cujo me perdoem,é um escroto, que não sabe narrar nada,geralmente não sabe jogar nada,tem uma narrativa/interpretação ruim,porém como sendo uma mesa que não importa quantos jogadores tenham não vai fazer diferente, fica com uma reputação alta, saindo assim como bom jogador/mestres e os outros como eu que teria uma reputação baixa por jogar apenas com jogadores dito bons, ficaram com uma imagem de mal jogador/ mestre ruim. oque em quase 100% das vezes é equivocado.

    Pense Melhor pela tabela, não ligo de fazer uma tabela creditando quem foi menos banido ou kickado isso é relevante… eu kicko muita gente da minha mesa de brincadeira, e ainda existe a reciproca,mais não importa, agora o “curtir” foi o cúmulo Alysson me perdoe

    Em vez de usar sua inteligencia,tempo vago e esforço,faça algo como o vendes disse, ou ainda um “medidor” de Pv’s/Pm’s nas mesas.

  16. Allan disse:

    Apesar de ja ter comentado… vou resumir agora com o que uma das pessoas ali em cima disso.

    “Deixe o RRPG FireCast continuando sendo um programa de RPG, não precisa mesclar as funções de redes sociais, quando elas já existem paralelamente”

    Isso não vai melhorar em nada a qualidade do programa, só vai criar desavenças e preconceitos imbecís…

  17. Maxx disse:

    kkk isso tá dando merda, até agora nenhum post a favor.
    Não sei porque o povo tem tanto ódio de Naruto e Colegial, a maioria das salas desse tipo são ruins, mas esse medidor aparentemente não mede a qualidade de jogo de uma conta mas sim o relacionamento com os outros, de qualquer jeito isso é dispensável

  18. Vrikolaka disse:

    Vc considerou o fato, de existirem Trolls aqui no RRPG?
    E Haters?

    Só preciso dizer isso. Fazer isso, vai dar problema, totalmente.
    Usuários Novos serão rechaçados, Usuários Ruins vão trollar os bons, e aí, o que acontece?

    Isso mesmo, falha crítica.

    Se quer fazer uma atualização boa, faça uma que não dê armas pros Tr0lls.

    E uma idéia nova: e se pudessemos fazer Aliases?
    funcionaria algo assim:
    vc grava um comando (como uma rolagem de dado), que pode ser editável pro jogador (por exemplo, o jogador acha tedioso ficar digitando /r 1d20+5 toda hora; ou então, uma frase do personagem que ele use frequentemente, algo como *balança a cabeça negativamente, dizendo* — Não estou interessado… ), que varie de sala pra sala. Então, ao invés de ter que repetir a mesma coisa várias vezes, algo como /dado, ou /citacao, pra ficar + rápido de fazer, e mais interativo. E variando de sala pra sala, não dá margem pros trolls chegarem, e fazerem uma alias de trollagem, entrar em outra sala, e despejar na sala.

    Claro, é complexo, mas com essa idéia, já podiamos dar um pouco + de agilidade pro jogo.

    ^^

  19. Vrikolaka disse:

    Outra Sugestão: Rolagem OCULTA!
    Pura e Simplesmente!

    Outros tipos de rolagem: anunciar acerto/falha, para as rolagens. Digamos, eu narro D&D 3.5 (mentira, é só uma forma de explicação), e eu quero fazer uma rolagem, e não quero ficar procurando CA do cara, ter que raciocinar, e tal, qdo meu monstro atacar alguem.

    Então, rolo 1d20+acerto do monstro, e se ele chegar na CA do cara, ou maior, ele anuncia SUCESSO! Se não, anuncia FALHA!

    Pra storyteller, melhor ainda, já que vc depende de “quantos sucessos vc tem”. Imagine só: cada rolagem, vc decide qual a dificuldade, e já anuncia quantos sucessos/falhas vc teve. Isso facilitaria na velocidade do jogo!

    • Hagrifield disse:

      Apoio a ideia do SUCESSO e FALHA, vai facilitar isso.Seria bom pra dar uma ideia, o mestre ter a opção de “Incluir o jogador na disputa coletiva” com um clique direito do mouse, e aí, determinar através de quem estiver na disputa sobre obter as opções de números maiores ou menores.

      Outra opção seria de ter disputa individual, tendo a opção de colocar o atributo em questão, colocando um valor e determinando a dificuldade para vencer se é mais valores ou menos valores.

      Isso sim seria uma implementação perfeita.

  20. José Felipe disse:

    Acho que invez do alysson implemtar novas coisas, quem VÃO vir a ser puramente ou a parte aproveitavel para os golds, poderia arrumar esta putaria dos silver’s terem limitação de ban e de não puder vir a usar um tabuleiro.
    Eu quero narrar uma aventura que TEM que usar o tabuleiro mas eu nao posso porque eu nao tenho GOLD, isso fode muito, poderia deixar os 3d pelo menos para os silver’s, e deixar algumas coisas que são EXTRAS e não EXCENCIAIS [ Ban, tabuleiro ] Para os golds, tipo pastas e picasa.
    “Enfim, RRPG se tornando uma Hoste da Burocracia, trágio. =/”
    MAKA – Concordo plenamente

    • Belial disse:

      É necessário sim existir o gold e as vantagens para o mesmo.
      Durante anos eu, como muitos jogadores, usamos com todas as funções, mas o alysson precisou de doações para manter o programa, então ele criou mais algumas adições e limitou algumas coisas para os silvers, o que é TOTALMENTE JUSTO.

      Agora, se você não tem 15 reais por ANO, para gastar em algo que te gera horas de diversão, lamento, mas você é muito hipócrita/pão-duro de sequer reclamar sobre querer mestrar com tudo que se tem a disposição SEM o gold.

  21. tio_ralf disse:

    essa atualizaçao é como um tiro no pé, foi uma ideia infeliz, que espero que nao passe disso…uma ideia infeliz que fique na fase de testes somente, enfim

  22. Wally disse:

    Sinceramente apoio todos que forem contra isso, o motivo já está explicado por quase todo mundo.

  23. ReiPirata disse:

    Apoio a atualizacao de rankin pelo simples fato de limpa os fakez e ferra esses metdinhas que so lotam e estragam as mesas boas de rpg, o rankin serveria de base inicial e o povo contra so sabe reclama pq nao tem miseros 15reais pra paga uma gold anual e muitos de fato sao moleques de 10 a 14 anos que dependem dos paid pra tudo ou uns q ate trolha o povo de fato viro putaria isso ja tem sim que implementa algo que de alfuma forma de seguranca tanto pros mestres, jogadores e gold o resto q ae exploda, como melhorar por exemplo quando uma pessoa wntra na mesa tipo internamente poderia da o nome do fulano e o ip assim evitaria fakes e falcatruas nas mesas pq essa merda ja viro putaria os bons jogadores ate deram tempo por causa dos trolhadores e fakes eu por exemplo to parando de joga por isso fakes somente um joga o resto eh o mesmo player ou seja o cara tem mais de um char/conta isso seria injusto com a pessoa q tem so um player e char tem sim q limpa e comessa a filtra as mesas. E parem de ratea rsrs

    • Vrikolaka disse:

      Bom, 90% das pessoas que eu vi que reclamaram são Golds. Só preciso dizer isso…

      E, pense só, vou dar um exemplo bem prático.
      Digamos, que vc chegue, e bana um cara de sua mesa.
      O cara vai, revoltado, e te dá dislike; chama +4 amigos, pra te darem dislike tb.

      O que acontece: vc baniu um cara, mas vc perdeu reputação por ter feito algo bom.

      Agora entende o porque da Reputação ser algo ruim?
      Isso NÃO VAI medir a realidade. Vai ser apenas + uma arma pros babacas da RRPG.

  24. Gremory disse:

    Não gostei, isso vai tornar o RRPG em mais um “Facebook” da vida. Posso estar me equivocando, mais tenho em mente que vai ter muitas pessoas que iram se beneficiar, prejudicar e descriminar muitos jogadores. Eventualmente tem jogadores criando contas só para floodar salas, e provavelmente vai ter aqueles que iram criar para desfavoritas jogadores, dando uma reputação negativa, que via se tornar em uma guerra para ver quem é mais popular.

    Minha opinião.

  25. Naron disse:

    A ideia na verdade apresenta duas caras; Por um lado, muitos se esforçarão mais, em pró desse sistema de reputação, e melhorarão no RRPG(o que na verdade é a proposta, creio eu). Mas ao mesmo tempo, muitos dos usuários apenas se esforçarão para ver algumas “estrelinhas” no próprio perfil. Outras também prejudicarão usuários que não fizeram nada de errado.

    Portanto, a culpa não é do Alysson por tentar trazer algo novo no RRPG. Aliás, a sugestão dele da atualização é bem válida. Se não der certo, a culpa caberá à apenas nós, os usuários, por usar o novo recurso indiscriminadamente. Embora continue sendo uma pena que nem todos venham a usar direito, comecem a criar várias contas para prejudicar a de outros(pouco se importando com a própria) e coisa do tipo.
    Um defeito que encontrei, como já foi dito abaixo, é esse dos “clones”. E se a galera decide jogar com contas diferentes, no mesmo computador ou na mesma rede, seriam todos prejudicados? Nisso discordo um pouco, embora seja um bom recurso para evitar contas múltiplas, para os que criam fakes para floodar e sacanear no RRPG.

  26. Vrikolaka disse:

    Uma coisa, que eu tenho que admitir, é que teve uma parte dessa atualização que eu curti mto:
    - Você pode saber quando foi a ultima vez que a pessoa logou no RRPG.

    Pra mim, a melhor parte da atualização foi essa!

    • Sonado disse:

      Saber a forma como a pessoa frequenta ajudaria até mesmo a evitar os jogadores furões e melhor organizar os horários das mesas.

  27. Sonado disse:

    Considero esta nova atualização uma Faca Magica +2 (A Faca dos Dois Legumes) ou algo assim…
    Não sei se a comunidade esta disposta a usar ela, primeiro pelos trolls, segundo por imaturidade, terceiro pelo sentimento hipster do pessoal de “sou tão tr00 que não gosto do facebook” e por fim pelo desinteresse.
    O RPG deveria realmente ser algo simples, mas o rrpg tem problemas a resolver, como o faremos? Quais propostas podemos dar?