Dicas para novatos no RRPG

Encontrei este incrível texto em uma das mesas do RRPG, e resolvi compartilhar com vocês, novatos do RRPG.

RRPG

Se você está lendo isso, provavelmente é porque está iniciando no RRPG. Se este for o caso, espero que este texto possa lhe ajudar a iniciar com o pé direito nesta ótima ferramenta. Basicamente, o RRPG é um programa que simula mesas de RPG em tempo real online, para aquelas pessoas que procuram grupos para jogarem e não acham jogadores. Aqui tem uma grande variedade de jogadores com vários estilos de sistemas diferentes, tanto os mais famosos, quanto os que criam os seus próprios. No RRPG você tem disponibilidade 24h por dia durante os 7 dias da semana para usufruir destes serviços.

Legado de um escritor fantasma

Dentro do universo RRPG Firecast, todos nós somos apenas “users“. Ou seja, somos usuários com identidades reservadas. Nunca e jamais, qualquer afirmação dita por um, por outro, ou pelo próprio poderá definir com verossimilidade a identidade de algum usuário. E perceba que isto não é necessário também. O nosso princípio aqui é apenas jogar, narrar e se divertir. A diversão pode vir de diversas formas. Estas características formam um escritor fantasma, um alguém sem identidade que é descoberto apenas por suas palavras. Se você é um escritor, se sua ferramenta de comunicação são as letras, você precisa gostar de bater seus dedos nas teclas… Caso contrário, seria melhor você jogar RPG de Mesa. Dentro dos jogos desta sala, é necessário que o ghostwriter escreva pelo menos de forma compreensível e sem abreviações. A quantidade não é importante, mas normalmente, é recomendado. E que escreva rápido também, porque o desenvolvimento do jogo precisa fluir.

Funções e Comandos Disponíveis

O RRPG dispõe de diversas funções onde, dentre elas, você poderá criar mesas de RPG ou encontrar mesas para jogar.

Comandos

  • /r ou /rolar: Este comando faz com que o jogador ou mestre role qualquer dado de lados 1 até 255. Podendo alternar bonificações e a quantidade de dados.

Exemplos:

Ex¹: /r 2d5+3+2 (Com este comando você poderá rolar 2d5 que não tem na listagem de dados da mesa e você adicionou a bonificação de +3+2 que será posta na somatória final.)

Ex²: /r 2d10+5+2d15+10 (Com este comando você poderá notar que rolou duas variedades de dados em um só comando, no final ele lhe informará detalhadamente os resultados, e o valor total com as bonificações de +5+10 somadas.)

 

  • /clear: Com este comando você limpa tudo que está escrito no chat principal. Normalmente os narradores pedem aos jogadores para usarem logo após moderarem as mesas para que apenas o log do jogo fique registrado.
  • /nick <Novo_Nick>: Com este comando você pode modificar o seu nick na mesa, não o seu nick padrão (Login), apenas o que é mostrado nas salas.

 

  • /me <Ação>: Com este comando você realiza um ação do personagem durante o jogo. Nem todos os narradores utilizam essa forma em suas mesas, por já estarem acostumados a outros estilos.

 

  • /rir: Este comando permite que o personagem solte uma risada que tem som na mesa. Normalmente os narradores não gostam, mas é muito utilizado para chamar a atenção de jogadores e mestres quando estão AFK (Away From Keyboard, ou seja, Ausente).

 

  • Ctrl+K, Ctrl+B, Ctrl+U: Estes comandos são utilizados na estilização de textos e nick’s:
    • Ctrl+K ou [§K ?]: Realiza edição de cores em textos e nick’s. Quando você o utilizar, abrirá uma tabela de cores com seus respectivos números, basta você adicionar o número da cor desejada dentro das chaves da seguinte forma: [§K1] (no lugar da interrogação), assim você simula a cor escolhida para o texto.
    • Ctrl+B ou [§B]: Aplica o efeito Negrito para dar ênfase em determinado trecho ou no texto inteiro.
    • Ctrl+U ou [§U]: Aplica o efeito Sublinhado, também para dar ênfase em determinado trecho, nick ou no texto inteiro.
  • /Muteall (Comando para Mestres): Coloca todos os jogadores em mudo [+Mudo], o que permite que nenhum dos membros possam falar no chat principal.

 

  • /demuteall (Comando para Mestres): Remove o modo de mudez [-Mudo] de todos os jogadores na mesa, permitindo que eles possam falar no chat principal.

 

  • /Voiceall (Comando para Mestres): Dá voz [+Voz] a todos os jogadores em mesa moderada. Em mesa moderada apenas os jogadores com +Voz poderão falar .

 

  • /devoiceall (Comando para Mestres): Retira voz [-Voz] em todos os jogadores, não permitindo que falem em mesa moderada. Se a mesa não estiver moderada, todos poderão falar normalmente.

 

  • /partir ou /part: Sai da mesa que você está usando tal comando (membros com conta premium podem estar em mais de uma mesa ao mesmo tempo).

 

  • /partir <Mensagem>: Sai da mesa deixando uma mensagem junto com sua saída.

 

  • Ctrl+i ou  [§i ?]: Este comando é utilizado para enviar uma imagem para todos no chat. O link a ser adicionado dentro da janela (que abrirá quando Ctrl+I for apertado), deve ser um link direto da imagem, não pode ser do site (clique com botão direito na imagem, e seleciona Exibir Imagem). Também pode ser utilizado o [§I<Link>], assim a imagem pode ser seguida de um texto no final ou na parte anterior a imagem. Muito usado para decorar salas com imagens ou expor alguma figura do seu personagem ou cenário.

 

Ex:  [§i http://www.rrpg.com.br/images/logo.gif] que ficará assim:

Funções

  • Mesa moderada (Para Mestres): Todos os mestres podem ativar a Mesa Moderada, onde ele bloqueia a voz de todos da mesa e libera apenas a voz para os jogadores que participarão da sessão ou da sala. A mesa moderada pode ser ativada clicando com o botão direito no chat principal .

 

  • Sessão de Voz:  A sessão de voz permite que as pessoas interajam utilizando o microfone. Para ativar, basta clicar no microfone verde na parte de Sessão de Voz na janela principal de cada mesa. Observação: Caso a mesa esteja Moderada a voz do jogador só será transmitida caso ele esteja com +Voz.

 

  • Mesa de Som: Existe uma ferramenta que pode ser baixado no próprio site do RRPG, que é a Mesa de Som, hoje disponível em duas versões. Na versão 1, você adiciona seus MP3 e todos os jogadores com a Sessão de Voz ativada poderão ouvi-las. Na versão 2, você pode executar as músicas diretamente do seu Média Player e o que você estiver ouvindo será transmitido para todos que estiverem com sessão de voz ativa. (Apenas Usuário Premium)

 

  • RRPG Scene: O Scene é um tabuleiro estilo RPG-Maker, onde você pode realizar a construção de cenários para auxiliar e dar mais visão e realidade ao jogo. Ferramenta muito interessante e pouco utilizada ainda, é ideal para ser usado em combates. (Apenas Usuário Premium)

 

Funções básicas da mesa:

  • Propriedades da mesa: Em propriedades da mesa você irá editar o nome da mesa, sua mensagem de boas vindas tanto da sala quanto sua página divulgada no site do RRPG, mudar a imagem representativa e que tipo de sistema sua mesa usa. Quanto ao avatar da mesa, usa-se link direto. Pode ser anexado um link de algum site que refere-se a sua mesa, ou qualquer outro tipo de divulgação.

 

  • Informações Online sobre a Mesa: Esta opção está disponível a todos os jogadores que estão dentro da sala (Incluindo o mestre, claro!), e pode também ser utilizada fora dela, apenas clicando com o botão direito sobre a sala e indo na opção de informações online. Então, você visualizará a página da sua mesa que fora supracitado.

 

  • Alterar a senha da mesa (Apenas Mestres): Altera a senha da sala permitindo acesso apenas para quem possuí-la.

 

  • Adicionar à lista de mesas a favoritas: Você irá adicionar a sala na sua lista de salas favoritas, facilitando o acesso a ela. No menu principal do programa existe uma aba para as Salas Favoritas.

 

  • Exibir usuários banidos: Neste local você pode ver quem foi banido, a hora e o tempo de duração do banimento. Também é possível ver caso exista algum Mestre Auxiliar e tem a opção de deletar a sala. (Apenas o Dono da Sala pode deletá-la, Mestres Auxiliares não gozam dessa função.)

Modo de Chat mais utilizado

Ações e Falas:

-  (1 hífen): Sussurrar | Exemplo: – cuidado com aquele garoto, ele pode ser perigoso.

–  (2 hifens): Falar normalmente | Exemplo: — Vamos pessoal, temos que chegar lá antes do amanhecer.

—  (3 hifens): Gritar | Exemplo: — VAMOS! ACHAM QUE EU TENHO O DIA TODO?!

“Pensamento” : Pensamento | Exemplo: “Essa garota me parece muito suspeita, tenho que tomar cuidado.”

* Ação(ões) * : Ações | Exemplo: * Pegava o papel em cima da mesa para verificar  *

Créditos

O texto “Legado de um escritor fantasma” foi criado por Unseen

O restante foi criado por Apple/Danielfkd e revisado por Unseen.

A confirmar sobre alguma possível autoria do texto: MW3 e Sr_Madruga

Publicado em Tutoriais e Dicas
2 comentários sobre “Dicas para novatos no RRPG
  1. pedro disse:

    como faço o cadastro???